Casar no Alentejo soa-nos sempre a uma bela ideia e um casamento no Monte do Ramalho só pode ser bestial – iremos mostrar-vos como tudo acontece!
Imaginamos um longuíssimo fim-de-tarde de calor manso, mesa farta e gulosa, entre salgados, doces e os bons vinhos alentejanos, paisagem ampla e serena e, claro, uma festaça sob as estrelas.
A Manuela Estevinha, que está ao leme desta bela casa, conta-nos um pouco da sua história, no que toca aos casamentos:
«Éramos apenas uma quinta de turismo rural, quando em 2013 fomos descobertos por um casal, ela de Lisboa e ele de Itália. Adoraram o espaço e, principalmente, o facto de nunca termos tido nenhum casamento, foram os nossos primeiros noivos! O evento ocorreu em Junho de 2014, totalmente ao ar livre, com a nossa iluminação de arraial e mesas corridas, tudo no exterior.
Não tínhamos espaço para plano B e felizmente o bom tempo ajudou.
Ainda no mesmo ano, recebemos outro casamento no início de Setembro, e para que se pudesse realizar, fizemos obras numa das nossas salas, porque a existência de um plano B era condição para que o nosso espaço fosse escolhido. Foi também nesta data que o colocámos em prática, choveu torrencialmente no dia do casamento!
Em 2015 voltámos a fazer obras no espaço para podermos receber os casamentos com melhores condições, e desde aí até agora temos vindo em crescendo.»
À vossa disposição estão cinco casas para pernoitar, uma figueira centenária que dá sombra e vista à cerimónia civil, uma enorme piscina biológica para uns mergulhos antes da festa, um terreiro com árvores para receber as mesas de jantar e uma eira com luzes de arraial para dançar até ao lusco-fusco da manhã. Como plano B, se o tempo for arisco, dois belos salões interiores.
Os animais de estimação são muito bem-vindos!
Esta é a matéria-prima dos sonhos, o resto, é ao vosso gosto e vontade – a Manuela está a vossa espera para fazer acontecer.
Quem quer casar no Monte do Ramalho?
Fotografias de Gustavo Simões.