Na primavera de 2022, Frederico Martins e a sua equipa escolheram a paisagem do Monte do Ramalho para uma produção fotográfica com Margarida Vila Nova, para a revista Solo.
Nas suas palavras, “o sítio ajuda-nos a construir o cenário da história que queremos contar e é um ponto fundamental para criar o personagem. Com uma estética cinematográfica a acompanhar o mood da publicação, a escolha da location obedece a critérios visuais, funcionais e emocionais”.
Nos mil hectares do Monte do Ramalho, mais de metade estão ocupados por olival.
Não se avistam vizinhos. O horizonte é infinito, o silêncio é pontuado pelo chilrear dos pássaros e, enquanto o sol se põe, passa aqui e ali uma pequena lebre.Há figueiras frondosas que perfumam o ar, há ruínas despojadas na secura do verão, há burros felpudos que se deixam afagar.
Há onde dormir, onde comer, onde mergulhar, onde fotografar ou filmar. Onde fazer uma pausa e onde fazer quase tudo.
Ao procurar um lugar para fotografar, a equipa de produção focou-se em três critérios, que aqui no Monte do Ramalho cumprimos com distinção.
Uma ligação emocional, porque o Alentejo era uma localização especial para a atriz e era essencial um cenário que respeitasse a cultura da região e transmitisse a serenidade do moodboard; a preparação, porque os imprevistos evitam-se com a chegada adiantada ao local. Com o check-in feito no dia anterior, foi possível observar como a luz se comportava espaço nas diferentes horas do dia; e a diversidade, já que por onde os olhos poisam, o cenário é apetecível. É altura de testar sets, descobrir novas possibilidades e fazer escolhas complicadas.
Reunidas as condições técnicas e o melhor cenário, acomodámos a dormida e comida para toda a equipa. E o feedback dos nossos clientes não poderia ter sido melhor:
“Um agradecimento ao Monte do Ramalho por nos ter recebido de braços abertos. Que dia maravilhoso passamos e que comida tão boa.”
O Monte do Ramalho é um lugar singular, como espaço ou matéria-prima, para receber os vossos projetos e os dos vossos clientes. Seja uma produção fotográfica ou uma ativação de marca, aqui as ideias podem tomar muitas formas…
Temos um perfil rústico, despretensioso e autêntico, de lugar de produção agrícola com mais de um século. E se o cenário não for o certo, temos capacidade para acomodar a vossa equipa e convidados, proporcionando uma experiência acolhedora, genuína e reconfortante – o descanso merecido em dias de trabalho tão intenso!
Margarida Vila Nova, fotografada por Frederico Martins, video de Raul Sousa, com produção Lalaland Studios.