Junho vem com tudo: começa o verão, celebramos o solstício com o dia mais longo do ano, instala-se definitivamente o calor, abre a temporada das festas populares com churrascadas e bailaricos, traz uns feriados simpáticos, já cheira a férias, e abrimos o mês com o dia da criança – tanta animação!
Ora bem a propósito, queremos deixar-vos uma mão-cheia de sugestões para fazer com os mais pequenos no Monte do Ramalho, nesta data especial ou em qualquer altura do ano.
No nosso monte há duas piscinas para mergulhos bem frescos, muito espaço para partir à descoberta e explorar todos os recantos, a pé, de bicicleta ou em corrida desenfreada e sem destino!
E há bichos pachorrentos e simpáticos: a nossa família patuda tem galinhas, patos, cabras, os burros Ramalha, Arquimedes e os seus filhotes, uma porca vietnamita chamada Entremeada e três cães, Peúga (a mãe), Bota e Tacão (os filhos).
Há redes para embalar o sono à sombrinha e as nespereiras estão carregadas de doces nêsperas, prontas a serem colhidas ao sabor do apetite.
Despertos da sesta, sugerimos um passeio até Mora, a 40km de Avis.
Nesta localidade, podem visitar o belíssimo Fluviário de Mora, um aquário público dedicado aos ecossistemas de água doce, onde vão descobrir as lontras, muitos peixes de rio, e explorar os habitats naturais desta bicheza simpática.
Inaugurado a 21 de Março de 2007, o Fluviário dá-nos a conhecer algumas das espécies dulciaquícolas de Portugal, da nascente até à foz, outras da Península Ibérica, e também da bacia hidrográfica do rio Amazonas, na América Latina e dos grandes lagos africanos do vale do Rift. Desde setembro, tem em exposição o Grande Aquário do Amazonas, com 65 peixes de 11 espécies diferentes, todos com nomes bem exóticos aos nossos ouvidos: Pirapitinga, Jacundá, Aruanã. De certeza que os mais pequenos vão passar o resto dia a dizer estas palavras meio malucas!
Este espaço fantástico é parte integrante do Parque Ecológico do Gameiro, uma zona com oferta de infra-estruturas bem generosa: um parque de campismo, um parque de merendas, zona de lazer e um parque de arborismo.
O Parque é percorrido por um passadiço em madeira que atravessa a zona ribeirinha, com 1,5km, e outro tanto em trilho, e uma zona de montado, com 2,5km, devidamente sinalizados e com placas informativas sobre a fauna e a flora locais. A paisagem nesta altura do ano é particularmente bonita e o percurso, circular, termina na aldeia de Cabeção, é impossível perder o trilho!
As nossas sugestões para fazer com os mais pequenos incluem, claro, um belo piquenique de pão, queijo, chouriço e nêsperas doces e sumarentas, os singelos e deliciosos sabores locais, muita água, chapéu e protector solar. Desfrutem de um dia mágico passado em contacto com a natureza, sem filtros, sem pressas e com uma dose generosa de espanto pelos olhos dos miúdos.
Se as vossas férias não marcam o calendário para já, considerem um fim-de-semana generoso (até porque há uns feriados simpáticos para aproveitar). É boa altura para desacelerar, soltar a energia dos mais pequenos até à última pilha, e dormir umas noites de sono pesado e bom.
Cá vos esperamos!