Em Agosto, os romanos fazem uma pausa e vão “al mare“.
Assim, com esta simplicidade comunicada numa folha de papel colada na porta de lojas, cafés e restaurantes, avisam-nos que a vida é para ser desfrutada, e dão início às férias de verão.
Por aqui, somos fãs deste ritmo compassado, de cada coisa no seu tempo, sem sofreguidão.
Agosto traz preguiça e sol, e pede companhia e pausa para ser apreciado.
É tempo de reencontros com a família e amigos (e, quem sabe, de novos amores), de dormir o que ficou a faltar durante o ano, de descobrir novos poisos e sabores, de não fazer nada ou de fazer o que não coube no aperto dos dias ocupados.
A nossa habitual newsletter sugere, este mês, uma agenda vazia, de total dolce far niente, ou agradável ociosidade, como acrescenta o dicionário Priberam.
Pois é isso mesmo, recomendamos que se dediquem ao ócio, sem culpas ou hesitações. Abracem-no, de forma entusiasmada!
Deixem que o calor se entranhe no corpo relaxando-o naturalmente, esvaziem a cabeça das múltiplas solicitações de todos os outros dias, sintonizem-se com os ruídos da natureza, os pássaros, os insectos, as ondas do mar, a brisa na folhagem.
Escolham a mesa, as cadeiras, a comida, os amigos, e deixem o tempo correr entre os dedos, os risos e as muitas histórias que há para contar.
Deixem-se estar, simplesmente.
Dias e noites quentes pedem bebidas frescas.
Fazemos, então, uma única sugestão animada (sem excesso de actividade, já que somos fiéis ao ócio que tanto apregoamos): dediquem-se a explorar os gins nacionais (e muito premiados), como o Black Pig ou o Sharish, ambos feitos no Alentejo, com aromas e botânicos locais.
A Filipa Gomes, do 24 Kitchen, sugere um granizado de gin tónico e pepino e a Mónica Pinto, do Pratos e Travessas, um cocktail de melancia, gin e hortelã (muito apreciado por aqui).
Vamos juntar uma generosa tábua de queijos e enchidos variados e locais (podem aconselhar-se com a vossa anfitriã Manuela Estevinha ou partir à descoberta no Projecto Matéria), melão fresco, figos, uvas, compota de pimentos assados e fatias finas de pão alentejano, e estamos prontos para nos dedicarmos, com afinco, ao ócio.
Viva as férias de verão!
Fotografias belíssimas da Madalena Tavares.