Onde é possível...

Monte Do Ramalho Logo Azul

...ouvir o silêncio

Passeios de bicicleta no Alentejo

Outubro chegou e ocupou o seu lugar!

Quem arriscou um último pedacinho de férias gozou a frescura da nova estação e os muitos casamentos e eventos que fecharam finalmente a época aqui no Monte tiveram os seus desafios. Que temporada incrível!

Muda a estação, muda o tema e queremos lançar pistas para passeios de bicicleta no Alentejo – e no outono!
Hoje deixamos umas notas sobre a bela arte de pedalar. Sabiam que temos uma certificação bike friendly?

Não dispomos de trilhos próprios pensados para tracking ou BTT nos hectares do Monte, mas acolhemos os mais e menos aventureiros, singulares ou em grupo, proporcionando-lhes umas noites bem descansadas. Juntem o vosso grupo e venham até cá.

Podem descobrir os 14 mil km cicláveis em Portugal e traçar a vossa rota com passagem por aqui, a partir do site Bikotel, que reúne percursos e estadias para os amantes das duas rodas. Outra sugestão, alargada aos mais pequenos, é desfrutarem de um fim-de-semana de caminhos sem carros para aprender a andar de bicicleta, sem rodinhas, sem medos, sem pressas, com subidas e descidas, pisos diferentes e muitas conquistas.
Cá estaremos para vos acolher!

Passeios de bicicleta no Alentejo
Passeios de bicicleta no Alentejo

Entretanto desligámos o verão e já “só” faltam 75 dias para o Natal, avisa-nos a sempre muito expedita e temática internet. O que fazer nestes dois meses e meio…?

Bom, é deixá-lo chegar, sem pressas. O nosso compasso é o das estações, o do nascer e pôr-do-sol, o dos bichos do campo, o do mundo natural – afinal, o que percebe a internet da vida fora de um ecrã?

Com o tempo mais fresco e manhãs de bruma, “vamos para dentro”, como se diz no Alentejo. E há aconchego dentro das nossas casinhas típicas, construídas para o sol e para o frio.

Passeios de bicicleta no Alentejo
Passeios de bicicleta no Alentejo

Há lareira, salamandra, aquecimento, boas mantas e cobertas. Abrimos uma garrafa de um robusto tinto aqui dos nossos vizinhos, bem acompanhado de um queijo curado ou um prato de enchidos dos outros vizinhos, sentamo-nos para trabalhar ou para ler um livro, enquanto espreitamos a paisagem a mudar.
Daqui a um mês é São Martinho, tempo de castanhas e sabores de forno. Novembro começa com um feriado numa sexta-feira. Quem vos avisa, vosso amigo é…

Vemo-nos no fim-de-semana?

Voltar

Monte Do Ramalho Logo

Fechar