Há alegria à volta da mesa e a gastronomia alentejana – ou nacional! -, ainda que singela nas suas origens, enche-nos o estômago e a alma! Das memórias dos sabores da infância à alta cozinha, sofisticada no gosto e na forma, é um facto óbvio que os povos do mediterrâneo gostam de comer e a mesa é um lugar social.
Aqui no Monte do Ramalho acompanhamos os ritmos do campo e a nossa oferta gastronómica é também um pouco sazonal.
Com o primeiro calor chegam as nêsperas, gulosas e doces, que podem ser colhidas diretamente das árvores. Em Junho esperamos os figos pretos, os mais saborosos, para acompanhar um queijo curado ou umas fatias de presunto – ou mesmo nada, que a solo já são uma delícia!
Pelo meio, abre a temporada dos caracóis, e o verão é generoso com o tomate, pimento e pepino, sabores fresquíssimos no mais delicioso dos gaspachos.
O alecrim desponta e cresce por todo o lado, todo o ano, e faz parte dos nossos temperos para assados e grelha, na companhia do azeite que produzimos no Monte, e das azeitonas, temperadas e servidas com nacos de pão de sabor e textura genuínos.
Nas estadias no Monte do Ramalho, os nossos hóspedes têm pequeno-almoço bem servido e, fazendo reserva prévia, podem almoçar ou jantar pratos tradicionais de gastronomia alentejana. Não temam os vegetarianos, que temos vindo a trabalhar nas nossas ementas alternativas, onde sugerimos lasanha de abóbora ou açorda de cogumelos. Piqueniques também podem ser pedidos e servidos!
Se o passeio vos levar até à vila e outras localidades circundantes, os pratos fortes da região são as migas de espargos selvagens (quando é época), a sopa de tomate e a sopa de cação.
Um jantar al fresco, à luz das estrelas e sob o brilho de uma gambiarra festiva é uma experiência memorável, e o fim do outono, com as primeiras castanhas e comida de forno é também muito recomendável.
O clássico será sempre um porco no espeto, para um grupo alargado de convivas! Imaginem um fim de tarde morno e dourado, os aromas do fogo com o perfume do alecrim, do azeite, do alho e da gordura que derrete lentamente… é de fazer crescer água na boca!
Se a vossa grupeta for mais reduzida e não der conta de uma peça inteira, trocamos para um churrasco à medida – tudo é possível e estamos cá para vos proporcionar dias muito apetecíveis!