A luz é mais oblíqua, as manhãs e as noites são mais frescas e o regresso – ao trabalho, à escola, ao ritmo – está já no horizonte. Setembro chegou!
O outono instala-se nas próximas semanas. Rendemo-nos então à evidência de que os dias de preguiça chegaram ao fim e, no intervalo dos novos horários, vamos planear umas escapadinhas outonais!
A época de casamentos está também na sua recta final – é tempo agora de descansar da temporada bem cheia e preparar o tema que se segue no nosso calendário: o regresso dos fins-de-semana em família, dos passeios pelo campo, dos retiros profissionais ou amorosos, do turismo de trabalho.
O nosso outono alentejano terá ainda muitos dias amenos. A paisagem vai mudando ao ritmo da estação e aqui o céu parece feito de purpurinas. É perfeito para brincar com a app SkyView e os mais pequenos vão ficar fascinados.
Agora que as temperaturas estão menos infernais, queremos fazer-vos um convite para os passeios de bicicleta. Somos oficialmente certificados como bike friendly e, entre a geografia variada dos vastos hectares do Monte do Ramalho e as localidades circundantes, há propostas para todos, do simples passeio de família ao grupo de amigos experientes.
Andar de bicicleta é uma experiência de evasão e liberdade: quem ainda se lembra do genérico do Verão Azul?
Se os vossos mais pequenos ainda não pedalam, este pode também ser o espaço perfeito para aprender, sem carros e sem pressas, com caminhos de inclinação suave e terra fofa à prova de qualquer atrapalhação!
E se falamos do regresso às actividades, que tal falarmos de turismo de trabalho?
Trabalho remoto e nomadismo digital são novas abordagens que vieram para ficar, aceleradas pelas contingências da pandemia.
Não será para todos, mas para quem quer e pode abraçar este formato, o conceito de turismo de trabalho pode ser muito interessante. Se dantes mudávamos de ares para descansar, agora podemos, literalmente, mudar de ares para trabalhar!
Debaixo das figueiras centenárias, em frente às três casinhas alentejanas, há uma mesa de pedra. A vista que se alcança é um vale de olival. Há pássaros a chilrear, alguns insectos se estiver calor, e, de vez em quando, saltita uma lebre lá em baixo. O sol põe-se com todo o vagar e o lusco-fusco é todo um exercício de sedução da natureza.
Um computador, uma boa internet portátil e um caderno de notas são os companheiros perfeitos desta vista e de uma jornada de trabalho, sem distracções.
Fica feito o convite para esta experiência!
Falámos de passeios e de trabalho.
Falemos também do lanche, que “quem não é bom para comer, não é bom para trabalhar”!
Aqui no Monte do Ramalho preparamos o almoço e o jantar, sempre com raízes alentejanas, que é entregue na vossa casinha. Se preferirem ir dar uma volta, são vários os restaurantes simpáticos na bonita vila de Avis. Se quiserem fechar o dia de trabalho com uma bebida ao pôr-do sol, temos uma generosa garrafeira, que podem acompanhar com um prato de enchidos do Fumeiro da Vila, nossos vizinhos no Ervedal, e pão entregue pela fresca.
Assim não é uma pena regressar ao trabalho, pois não?
Fotografias bonitas da ADORO Fotografia.